Primeira dica: FAÇA ANÁLISE
As dicas devem servir para você pesquisar mais e mais

Escolha um curso que siga o tripé (análise pessoal, estudo teórico e supervisão) e que exija de você estudo profundo, ou seja, que não pareça simplesmente venda de certificado.

A importância no estudo da Psicanálise está na transmissão. Isto significa que cursos apostilados ou somente através de vídeos gravados não possibilitarão uma troca de conhecimento adequada. É necessário a transmissão pessoal, ainda que online.

Sinceramente, acredito que o início deveria ser na análise pessoal, para se saber se “há um psicanalista em você”. Digo isso porque muita gente começa o curso e não dá conta. Mas não há qualquer problema em começar pela teoria.

Não existe um modelo de formação que deva ser seguido por todas as instituições. Ou seja, há locais que oferecem aulas mais tradicionais e outros que trabalham com seminários e grupos.

Infelizmente, com o advento do ensino online e EAD, se multiplicaram instituições não muito sérias que vendem cursos de Psicanálise como se fosse um produto qualquer. Portanto. uma instituição séria valorizará a formação, mostrando que o estudo é contínuo, trabalhoso e, de certa forma, caro. Caro porque não é somente o curso teórico com x horas que se paga.

Outro ponto importante é: a Psicanálise tem método e técnica específicos e qualquer mistura com outros não credita uma Psicanálise. Somente quem NÃO sabe fazer uma análise precisa de instrumentos fora da Psicanálise. Bem como impossível misturar Psicanálise e religião. A Psicanálise já é uma clínica, portanto a redundância é desconhecimento.

Não vou indicar um curso exclusivamente. Vou propor que faça pesquisa. Qualquer um deles pode ser o melhor lugar ou uma grande decepção para você especificamente dependendo do seu conhecimento, das identificações ou das expectativas criadas. Por isso, pesquise bastante, assista a aula ouvinte, saiba quem são os professores, veja quais atividades oferecem além de aulas tradicionais (independente de serem online ou presencial). E lembre-se, formação em Psicanálise nada tem a ver com graduação ou pós-graduação (mestrado ou doutorado).

Elizandra Rodrigues de Souza
2ª Vice Presidente – Sinpesp
01/2024