Nossa História

Como tudo começou

No ano de 1969, dois amigos, Sr. Marco Aurélio e Sr. Eleno de Almeida, no trajeto de suas formações em Psicanálise, costumavam se reunir para um café matinal no centro da cidade. Discutiam Psicanálise e as descobertas que faziam no decorrer de seus estudos. Surgiu então a ideia de fundar uma associação que pudesse agregar todos os psicanalistas e alunos, uma Associação de Psicanalistas. O projeto foi rapidamente amadurecido e a pedra fundamental foi lançada em 1970 com a fundação da Associação de Psicanalistas do Estado de São Paulo.

Os dois amigos citados juntaram-se a outros psicanalistas, Sr. Adib Farah, Sr. Eucário Rodrigues de Oliveira e Prof. Manoel Lemos Barros, que sustentaram o projeto e mantiveram-se firmes apesar das pressões sofridas por órgãos contestadores da legalidade da então Associação dos Psicanalistas do Estado de São Paulo. No ano de 1988, o presidente da Associação, Sr. José Roberto Paiva, em concordância com a nova Constituição do país, lutou firmemente para conseguir a carta sindical que transformava a Associação num Sindicato: o Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo – SINPESP.

Desde então, os sucessivos presidentes do Sindicato vêm lutando pela total legalização do órgão, assim como pela preservação da Psicanálise enquanto uma ciência e uma profissão séria e respeitada. Os últimos anos, especialmente os presididos pela Sra. Araceli Albino, foram de muitas conquistas.

Neste período efetivou-se a total legalização do órgão por meio da obtenção de toda a documentação que atesta a sua existência; trabalhou-se pela divulgação do órgão enquanto único sindicato da profissão. Foram organizados diversos eventos (palestras, seminários, encontros e congressos) para o desenvolvimento e crescimento profissional de seus filiados. Também foi criada a Clínica Social Ana Joaquina, prestando um serviço social de valor inestimável para a população em geral. Foi implantado um departamento jurídico para dar assistência a seus filiados, assim como garantir o exercício da profissão. 

Recentemente foi publicado em nosso site o Indicador Profissional, uma ferramenta que informa sobre profissionais filiados por região. Hoje o SINPESP orgulha-se de ser o único órgão legal representativo da profissão de psicanalista e está em plena fase de crescimento e realizações, planejando novas ações para uma Psicanálise séria e comprometida com os seus filiados. Busca conscientizá-los da importância da Psicanálise por meio da promoção do seu desenvolvimento, da percepção do seu papel, difundido a profissão de psicanalista e sua atuação social.

Junte-se a nós!